Segunda Leva – Priming e Engarrafar a Weiss

Cometi um erro de principiante e não calculei o volume de mosto que eu tinha pra fazer as contas de quanto açúcar usar, lembrando que devem ser de 6 a 8g de açúcar por litro.

Fiz as contas calculando como se tivesse 18 litros não sei por que, então usei 120g de açúcar que significaria entre 6 e 7g por litro.

Depois que comecei a engarrafar que vi que iriam sobrar garrafas vazias, já que pra 18 litros eu precisaria de encher 30 garrafas com 600ml.

No final das contas eu tinha usado 120g de açúcar pra 24 garrafas que consegui encher, ou seja, foram 8,3g de açúcar por litro.

Quando usa-se muito açúcar no priming há grande risco de explosão das garrafas, uma vez que o vidro não será capaz de suportar a pressão criada pela produção de gás carbônico. Dei sorte de não ter explodido, mas corri um pequeno risco de perder toda a minha produção dessa leva.

As garrafas antes de cheias foram sanitizadas e esterilizadas em água fervendo, o que evita contaminação da cerveja.

Outra besteira que cometi foi que não contei quantas tampinhas eu tinha e acabei tendo que usar tampinhas que já estavam usadas, o que ocasionou vazamento do gás de algumas garrafas e uma carbonatação péssima!

Felizmente foram poucas delas, umas 3 apenas, que ficaram parecendo cerveja choca, embora tenha sabor a aparência sem gás é terrível.

Esse post foi publicado em 2 - Segunda Leva: Weiss, Minhas Cervejas e marcado , . Guardar link permanente.

2 respostas para Segunda Leva – Priming e Engarrafar a Weiss

  1. Amilcar,
    Tive um problema parecido nas minhas primeiras levas (garrafas que não carbonataram).
    No meu caso o problema não foi vazamento pelas tampinhas mas falta de homogenização da cerveja + priming. O recomendado é colocar o priming em um balde/fermentador sanitizado e transferir a cerveja do fermentador/maturador para este balde. Assim melhora-se a distribuição do priming em todas as garrafas. Senão as primeiras garrafas engarrafadas ficam supercarbonatadas e as últimas ficam sem gás.

    abraço

    • Amilcar disse:

      Eu faço assim do jeito que você falou, coloco o priming numa panela e despejo o mosto todo sobre ele, a questão é que amacei várias tampinhas e faltaram umas 3, eu não prestei atenção e tive que tentar tampar com as tampinhas amaçadas mesmo!

Os comentários estão encerrados.