O Que Sobra no Fermentador

Depois de alguns dias no fermentador pra alguns tipos de cerveja é preciso fazer a trasfega, que nada mais é do que passar a “cerveja verde” (nome dado à cerveja que ainda não passou pela maturação) pra um segundo fermentador.

Por conta dos dias que o líquido ficou parado os sedimentos sólidos se acumulam no fundo do balde, formando o que os cervejeiros caseiros chamam de lama, slurry ou trub. Prepare seu estômago por que a aparência é feia, veja na foto abaixo.

Levedura e sedimentos sólidos que ficam no fundo do balde.

Essa lama é rica em levedura e muitos cervejeiros guardam pra reutilizar em próximas fermentações, ouvi dizer até que alguns cervejeiros fazem a trasfega de uma cerveja no dia em que vão colocar algum mosto pra fermentar, assim apenas jogam o mosto por cima da lama e inicia-se a fermentação da nova cerveja produzida.

Nas bordas do fermentador, onde fica em contato com o nível superior do mosto, forma-se uma espécie de crosta chamada de krausen, veja abaixo.

Krausen na borda do balde.

Esse post foi publicado em Processos de Produção e Variados e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para O Que Sobra no Fermentador

  1. victor disse:

    Se é macho mesmo, dúvido você beber um pouco de Slurry! hahahahhaha

    • senhorabirra disse:

      Victor, acho que não deve fazer bem! hahahahaha deve fazer um baita estrago na fauna e na flora intestinal, organismos vivos brigando por território, só faltou sugerir misturar com Yakult!

Os comentários estão encerrados.