Qual o Estilo da Minha Cerveja?

Na minha terceira leva fiz uma Pilsen e depois por curiosidade fui pesquisar qual seria o seu estilo já que ao invés de usar malte Pilsen usei o Pale Ale na receita.

Li em algum lugar que uma cerveja Lager (da qual as pilsens são uma sub-categoria) pode sim ser feita com malte Pale Ale, pode ser que fique uma American Pale Lager ou coisa parecida.

Alguns colegas da lista de e-mails da Acerva Paulista me disseram que o estilo de cerveja não depende dos ingredientes usados mas sim do resultado final, devendo-se observar a cor, corpo (densidade), amargor e mais algumas características. –> informação errada.

Concluo que o que chamei de Pilsen ao escrever sobre a terceira leva de cerveja que fiz pode no fim ser outro estilo que só vou descobrir quando ver e degustar da gelada. –> informação errada.

CORREÇÃO: A cerveja é do estilo Ale ou Lager (dentre elas a Pilsen) dependendo do processo de fermentação, do fermento utilizado. Neste caso usei a levedura W-3470, que é do tipo lager, e fiz a fermentação em temperaturas baixas e por longo período, portanto é mesmo uma Pale Lager.

Abaixo uma tabela periódica de estilos de cerveja com classificação baseada em densidade, cor, quantidade de álcool, etc, bem curiosa:

Tabela Periódica de Estilos de Cervejas.

PS: hoje engarrafei a cerveja e pelo jeito ficou uma American Pale Lager mesmo pela coloração mais acobreada, tipo essa abaixo.

Mostrando a Cor que Ficou a Minha Cerveja.

Esse post foi publicado em 3 - Terceira Leva: American Pale Lager, Minhas Cervejas, Processos de Produção e Variados e marcado , . Guardar link permanente.