Como Fazer Carbonatação Forçada

A carbonatação forçada pode ser feita de duas maneiras, uma conectando o keg ou post-mix ao cilindro de CO2 e esperando de 1 a 2 dias ou, para acelerar, agitando o recipiente pra facilitar a dissolução do gás na cerveja.

Antes de mais nada o cervejeiro deve decidir qual volume de CO2 que ele deseja na cerveja a ser carbonatada, abaixo uma tabela com as quantidades comuns por estilo de cerveja.

Uma vez decidido o volume de CO2 o cervejeiro deve ajustar o regulador de pressão pra alcançar seu objetivo. O resultado da carbonatação está ligado à temperatura da cerveja durante este processo, veja na tabela abaixo.

Clique na tabela para ampliar.

Primeiro escolha a temperatura média da cerveja durante a carbonatação na coluna da esquerda, depois encontre o nível de carbonatação desejado no centro da tabela. Uma vez determinado o nível de carbonatação, siga a coluna até o topo para encontrar a pressão em que o regulador deve ser ajustado.

Por exemplo: uma cerveja bock, de acordo com a Tabela de Volume de CO2 pra cada estilo de cerveja, deve ficar com 2.2 a 2.7.

Se a fermentação será feita a 5ºC e o cervejeiro quer um volume de CO2 de 2.5, deve ajustar o regulador para 13 psi.

Para fazer a carbonatação mais rápida, agitando o post-mix ou keg, a cerveja deve estar o mais gelada possível. Para adicionar gás ao keg, conecte o gás ligado até ouvir o fluxo do gás parar, então desconecte o gás antes de agitar. Há risco de supercarbonatação.

Abaixo um passo-a-passo pra esse processo:

1 – comece com o regulador em cerca de 25 a 30 psi.

2 – conecte o gás até escutar o fluxo parar.

3 – desconecte o gás e agite o keg por 1 minuto ou mais.

4 – reconecte o gás  até escutar o fluxio parar novamente.

5 – repita os passos 2 a 4 o quanto for necessário.

6 – muito importante que teste a cerveja servindo pequenas quantidades pra provar a carbonatação

O método mais lento porém com menor risco de supercarbonatação é regular a pressão pra 25 a 30 psi e deixar o keg conectado ao cilindro por 24 a 48 horas, sempre testando servindo pequenas quantidades pra provar a carbonatação.

Esse post foi publicado em Processos de Produção e Variados e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Como Fazer Carbonatação Forçada

  1. Ótima informações……Parabéns pelo Blog…
    visite: http://www.granadosbier.blogspot.com.br

Os comentários estão encerrados.