Décima Terceira Leva: A Brassagem da Nem Tô Afim IPA

Segunda brassagem com o novo equipamento e resolvi mandar uma IPA. Como sou teimoso não arrumei os equipamentos no dia anterior, portanto embora tenha começado a arrumar as coisas por volta das 10 horas da manhã a brassagem em si só começou por volta de meio-dia.

Percebi que preciso fazer um “manual” que me ajude a montar todo o equipamento, pois ontem no decorrer da mostura que lembrei que estavam faltando algumas peças que ajudariam bastante.

Malte ainda na saca, antes de ir pra mostura.

Malte ainda na saca, antes de ir pra mostura. Foto com qualidade terrível do meu celular!

Comecei a brassagem sozinho mas um pouco depois apareceu meu amigo Rodrigo Casarin com sua churrasqueira portátil e as carnes que alimentariam o pessoal. Depois dele chegou emu amigo “parmera” Pablo César, famoso Hooligan, pra aprender um pouco sobre o processo de produção, uma vez que pretende montar seu próprio equipamento em breve.

Minha esposa esteve presente no começo e no final da brassagem. Além dela estiveram presentes a Bel (namorada do Rodrigo), meu amigo Jabuti e o cervejeiro Leonardo Satt, que deu uma mega ajuda no processo todo. Como fizemos várias adições de lúpulo durante a fervura cada um jogou um pouco, fizemos uma cerveja “colaborativa”!

Churrasqueiro e cervejeiro Rodrigo Casarin em mais uma foto com qualidade ótima do meu celular!

Churrasqueiro e cervejeiro Rodrigo Casarin em mais uma foto com qualidade ótima do meu celular!

Tive alguns pequenos problemas na  mostura, a mangueira de recirculação escapou 2 vezes mas nada de grave, apenas um pouco de sujeira na garagem. O problema maior, que eu já previa, seria colocar o fermentador dentro da geladeira. Ele entrou mas enquanto estávamos transferindo a cerveja pra ele caiu.

Decidi então manter o fermentador fora da geladeira e pra próxima brassagem vou ouvir mais os conselhos da minha mulher e fazer um suporte que deixe-o firme, caso não dê certo a opção será comprar ou mandar fazer um fermentador de 80 ou 90 litros que caiba na geladeira tranquilamente.

Única foto boa da brassagem, do meu amigo PC.

Única foto boa da brassagem, do meu amigo PC.

Agora é esperar os bichinhos trabalharem e sentir o resultado. Espero que dê certo pois minha última leva foi toda pro ralo, ficou insuportável!

Recebi mais algumas fotos tiradas pelo amigo PC, abaixo…

ipa-6

Lúpulos separados de acordo com a adição na fervura.

Transferindo pra fervura.

Transferindo pra fervura.

Mostura com recirculação.

Mostura com recirculação.

Esse post foi publicado em A 13 - Décima Terceira Leva: Cameriere Nem Tô Afim IPA, Minhas Cervejas e marcado , , . Guardar link permanente.