Décima Quinta Leva: A Receita da Cameriere Kolsch

Usei a base de malte de uma Munich Helles, que é uma lager, mas estou fermentando com o US-05, um fermento do tipo Ale. Por isso acho que vai ficar parecido com uma Kolsch.

A receita para 100 litros foi a seguinte:

  • 12,8kg de malte pilsen
  • 5,7kg de malte Vienna
  • 2,65kg de malte Munich
  • 100g de lúpulo Hallertauer Tradition (60 minutos)
  • 70g de lúpulo Saaz (30 minutos)
  • 80g de lúpulo Saaz (0 minuto)
  • 4 pacotes de levedura US-05
  • aquecer a água a 40ºC e colocar o malte
  • subir para 50ºC e deixar por 30 minutos
  • subir para 60ºC e deixar por 30 minutos
  • subir para 70ºC e deixar por 30 minutos
  • subir para 78ºC e deixar por 5 minutos
  • 1 hora de fervura intensa, adicionando o lúpulo conforme descrito acima
  • fazer o whirpool e aguardar 20 minutos
  • fazer o resfriamento do mosto até 30ºC e inocular o fermento

Agora estou aguardando!

Esse post foi publicado em A 15 - Décima Quinta Leva: Cameriere Kolsch, Minhas Cervejas e marcado , . Guardar link permanente.

4 respostas para Décima Quinta Leva: A Receita da Cameriere Kolsch

  1. Netto Rolim disse:

    Legal, estou terminando de elaborar a minha receita, e está próximo da sua. Tambem vou usar o fermento us05 por ela ser uma hibrida, fermento ale com fermentação estilo lager. Por quanto tempo essa sua cerveja vai fermentar? e em qual temperatura ela está fermentando?

  2. Netto Rolim disse:

    Outra duvida que eu tive, de um post anteriro seu. Na onde fala sobre a fervura, vc disse que faz o whirpol primeiro, esperar o trub “sentar” e depois transfere para outra panela para ai sim fazer o resfriamento. Dessa forma vc não perderia muito tempo para começar a esfriar o mosto deixando os lupulos amargarem mais?
    E a questão do uso de coador de café vc usa o de papel mesmo? Eu sempre pensei em usa-lo mas tenho receio em relação a alguma contaminação. Tanto faz coar ele a frio? Ou é melhor quente mesmo para garantir menos contaminação. Desculpa se fiz muitas perguntas.
    abraços

    • Amilcar disse:

      Como uso uma bomba pra transferir não demora muito e o uso da gaze ou do filtro de café deve ser feito com o mosto ainda quente, quando mais frio ele estiver mais fácil de contaminar. Com relação ao amargor do lúpulo não há interferência alguma.

Os comentários estão encerrados.