Glossário

Escrevi MEU dicionário pois sou iniciante e não domino os termos técnicos, portanto se eu escrever alguma bobagem e alguém quiser me corrigir por favor faça nos comentários desta página. O MEU dicionário é baseado no sistema que eu uso pra produção da Senhora Birra.

Açúcar Invertido – açúcar fervido com água usado pra fazer o priming, geralmente usa-se 1g de açúcar pra 3ml de água. Exemplo: 100g de açúcar em 300ml de água e ferver. Pro priming usa-se de 6 a 8g de açúcar invertido por litro de mosto.

Bazuka – filtro (o meu é um cano de cobre com finos cortes) usado no fundo da panela cervejeira pra filtrar a água do mosto, não permitindo que o malte de cevada passe e que a água circule pelo sistema. Fica no fundo da panela cervejeira.

Bomba Elétrica – bomba que permite a circulação do mosto pelo sistema.

Carbonatação – existem 2 tipos, a natural e a forçada. A natural é provocada pela inserção de açúcar no mosto, o que “acorda” a levedura e a faz trabalhar convertendo em gás carbônico e álcool (pouca quantidade nesta fase) dentro da garrafa. A forçada é uma “injeção” de gás carbônico de um cilindro no líquido.

Fundo Falso – tem a mesma função da bazuka mas é um fundo de panela falso com furos pequenos ou cortes finos que quando suspenso separa os grãos de malte do mosto que passa pela filtragem.

Mosto – podemos dizer que é um “chá” de malte de cevada, é a água com os açúcares e outras substâncias do malte.

Off-flavors – são sabores indesejados numa cerveja, existem vários deles causados por vários motivos, esse assunto vale um texto mais específico.

Panela Cervejeira ou de Brassagem– panela onde é colocado o malte de cevada e a água cervejeira. Tem 1 torneira onde fica ligada a bomba elétrica que permite a circulação do mosto.

Panela de Fervura – a princípio é onde fica o chiller (serpentina) por onde passa o mosto pra aquecer. Depois o mosto passa pra esta panela onde é fervido.

Priming – processo de adição de açúcar invertido no mosto antes de engarrafar, feito pra “acordar” a levedura pra fazer a carbonatação da cerveja. Pro priming usa-se de 6 a 8g de açúcar invertido por litro de mosto.

2 respostas para Glossário

  1. André Mariz disse:

    Muito bom o seu site e o conteúdo. Sou de Brasília e estou querendo comecar a fazer cerveja. Onde posso comprar equipamentos seguros pela internet? E os kits prontos para iniciantes valem a pena? Obrigado pela atenção. Abraço.

    • senhorabirra disse:

      André, existem alguns sites que vendem kits prontos (encontra até mesmo no Mercado Livre) e outros que vendem os equipamentos separados (panelas, serpentinas, etc). Eu optei por comprar um kit mas se pudesse voltar atrás compraria algum equipamento maior, já que o meu produz apenas 18L por brassagem, o que é pouco, pode ter certeza! Vou te passar uns contatos por e-mail já copiando uns amigos cervejeiros aqui de São Paulo que podem te ajudar na montagem, ok?

      Abraço.

Contribua com o nosso blog!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s